Você está sonhando certo?

Qual é o seu maior sonho? Talvez a sua resposta seja viajar, construir um patrimônio ou uma carreira bem sucedida, comprar a casa própria, e por aí vai. 

Sonhar é extremamente importante! É o combustível que usamos para dar a direção da realização dos nossos projetos. Porém, temos que ter atenção com o que sonhamos. Pois, no momento histórico em que vivemos, somos condicionados a nos dedicarmos às conquistas materiais e do que às espirituais.

Vamos considerar que tudo que é material, externo a nós mesmos, um dia vai deixar de ser nosso. Carros, apartamentos, roupas, o corpo, tudo isso um dia deixará de existir. Portanto, diante da busca frenética pela manutenção destes bens em um irreversível processo de deterioração, acabamos ficando, naturalmente, desgastados e esgotados. Sentimos os mais variados sintomas: irritabilidade, tristeza, desânimo, baixa autoestima, confusão e tantos outros efeitos colaterais.

Se mudarmos o foco desta busca para aquilo que sentimentalmente nos faz realizados, esta vontade estará alinhada com os nossos valores humanos como pertencimento, segurança, liberdade, conforto e outros tantos. Com esta sintonia, superar um momento desafiador se torna menos árduo, mais leve.

Imagine a seguinte situação:

Uma pessoa tem como principal meta de vida construir uma casa. Quando perguntada o que a casa representa pra ela, a resposta é “conforto financeiro". Esta resposta nos diz que um dos principais valores desta pessoa é segurança e estabilidade. Tendo em mãos esta informação, qualquer decisão se torna mais fácil de ser tomada. Pois se sabe com exatidão como esta decisão está, ou não, de acordo com os seu propósito de evolução humana. 

Quer saber como encontrar os seus valores? Pense numa situação em que você se sente muito bem e responda a esta pergunta: “Para você, qual é o valor sentimental nesta situação?”. Este sentimento é um dos seus valores principais. É algo que, se estudado, internalizado e aprimorado, contribuirá para a sua felicidade a longo prazo.

Dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

Abraço!